A Prefeitura Municipal de Primavera do Leste planeja incluir as cavalgadas tradicionais da cidade no Calendário Oficial do município. A proposta será encaminhada à Câmara de Vereadores como projeto de lei, garantindo não apenas o reconhecimento dos eventos, mas também apoio financeiro, humano e logístico para fortalecer a tradição.
O anúncio foi feito pelo prefeito Sérgio Machnic durante a Cavalgada do Trabalhador, realizada nesta quinta-feira (1º), pela Comitiva Amigos da Lua Cheia, com apoio da administração municipal.
Nós precisamos transformar em lei e já começamos a conversar com as associações que organizam as cavalgadas. "Nós vemos muitas crianças participando, é uma festa da família tradicional de Primavera do Leste e a tendência dela é que cresça ainda mais a cada ano", declarou o prefeito.
Machnic explicou que já há diálogo com os organizadores e que o projeto de lei deve ser enviado aos vereadores em breve, incluindo as quatro cavalgadas anuais da cidade: Expoprima, Nossa Senhora Aparecida, São Cristóvão e a Cavalgada do Trabalhador.
"Já existe uma iniciativa nesse sentido, mas nós queremos um projeto mais aprimorado e vamos mandar o projeto para os vereadores apreciarem nos próximos dias. Eu pessoalmente gosto muito das cavalgadas e quero apoiar sempre para que se tornem cada vez melhores", completou.
Carlos Debastiani, presidente da Comitiva Amigos da Lua Cheia e organizador da Cavalgada do Trabalhador, elogiou a proposta. “Essa cavalgada é muito importante pra nós, as pessoas que gostam, que têm essa cultura, que trazem seus filhos para participarem. É muito importante esse apoio da prefeitura e da Câmara também, que vai nos ajudar com esse apoio. Esse incentivo do Município é muito importante, pois se não tivermos esse apoio e ajuda do Município é difícil acontecer as cavalgadas”, afirmou.
A Cavalgada do Trabalhador, em sua 19ª edição, homenageia os trabalhadores que ajudaram a construir a história da cidade. O evento, que cresce a cada ano, é um dos mais aguardados pela comunidade.
Agora, a proposta segue para análise dos vereadores, com expectativa de aprovação ainda em 2025.